(45) 3055-4753 (WhatsApp Comercial) / 99973-1768

Como evitar o absenteísmo em sua empresa?

Um termo muito frequente em empresas é o absenteísmo.  Você já deve ter ouvido sobre esse assunto, mas sabe o que de fato significa o absenteísmo? Sabe o que fazer para evitar esse tipo de situação dentro da sua empresa?

O absenteísmo tem origem latim e significa “está fora, afastado ou ausente”. Essa falta, no ambiente de trabalho, pode ser causada por atraso ou ausência de funcionários. 

Entenda tudo sobre o absenteísmo

O controle do absenteísmo é um grande desafio para o setor de Recursos Humanos (RH). Afinal, as causas desse tipo de ação são diversas e geram consequências negativas para toda a empresa. Ou seja, essa ação além de refletir no clima organizacional, está diretamente ligada aos custos da empresa, pois as atividades e o andamento de processos são prejudicados, o que indica a necessidade de avaliação sobre a periodicidade desses acontecimentos e causas.

Quando a ausência é pontual, isto é, acontece em raras ocasiões, não se apresenta como problema para a organização. Contudo, quando a falta é sem justificativa, considera-se um padrão comportamental dos colaboradores que refletem diretamente na empresa. Na prática, essas ausências podem ter relações com o número de trabalho perdido, faltas e atrasos justificados ou não.

O que pode causar?

Para combater o alto índice de absenteísmo, é preciso fazer uma análise dos padrões de causas que servirá para traçar um plano de ação contra o absenteísmo. Pois, nem sempre uma alta taxa de absenteísmo nas organizações é de responsabilidade apenas de fatores pessoais dos colaboradores. Sendo assim, as causas podem estar relacionadas a questões organizacionais. 

Pensando nisso, com a intenção de minimizar esses riscos, as empresas e os gestores devem estar atentos a alguns fatores que podem estar associadas a:

  • Volume excessivo de trabalho
  • Baixo reconhecimento
  • Estresse e pressões
  • Mau relacionamento da equipe
  • Ergonomia do ambiente de trabalho e más condições para desempenho das funções.
  • Doença ocupacional

Após entender os motivos do absenteísmo, a correção deve ser feita por meio de um plano de ação com objetivos claros e estratégias que ajudarão a diminuir o índice. As soluções apresentadas na sequência resolvem os problemas mais comuns e podem gerar mudanças significativas.

Como resolver este problema?

Cuidado com a saúde

  • Promover a saúde interna com práticas de ginásticas laborais durante a semana.
  • Incentivo à alimentação saudável utilizando campanhas internas, assistência de um nutricionista se a empresa oferece refeitório.

Bom clima organizacional

  • Proporcione um bom clima organizacional, mantenha uma produtividade, um engajamento e incentivo aos colaboradores. Isso além de gerar bom desempenho nas funções ainda melhora a convivência entre os membros da equipe.
  • Trabalhe a comunicação, invista em melhorar a comunicação, presencialmente, por e-mail ou com reuniões. As reuniões são importantes também para dar um feedback para a equipe e para o funcionário.
  • Tenha políticas de reconhecimento, o esforço de um funcionário para dar o seu melhor na empresa deve ser valorizado por seus gestores e pelo setor de RH.

Controle e gestão de RH

  • Com relógios de ponto eficazes para esse controle a prática de faltas e atrasados se tornam ainda menos frequentes. Por isso, implemente um relógio de ponto que discipline os colaboradores e dê as informações exatas para o RH dos horários batidos, dos dados do funcionário e da sua carga horária.

  •  O relógio de ponto é importante para que a empresa esteja em dia com as normas trabalhistas e com a lei vigente de controle de ponto. Outra vantagem do equipamento é que o relógio consegue regrar e disciplinar os colaboradores, mas para controlar e obter relatórios é necessário ter um sistema para a gestão de RH. 

  • Para uma gestão de RH completa com todas informações que os relógios de ponto registram é necessário ter um sistema de ponto eletrônico que apresenta os horários dos colaboradores com precisão, tornando o trabalho de monitoramento mais simples. É através do sistema de gestão que o setor de RH vai ter informações para entender a fonte do problema e solucioná-lo a fim de evitar que novos absenteísmos aconteçam.  

Com ações consistentes por parte da empresa é possível diminuir o índice de absenteísmo. Logo, é fundamental que a organização esteja sempre atenta ao indicador para melhorar o ambiente e obter melhores resultados. Vale ressaltar que a qualidade de trabalho é um compromisso de empresa e colaborador. Isso quer dizer que a organização precisa enxergar o funcionário como a chave para o sucesso.

Ações e cuidados com esses indicadores, como esses exigem um trabalho constante por parte do RH. Por isso, não deixe de acompanhar os conteúdos que postamos no nosso blog e fique por dentro de outras dicas para melhorar a Gestão de RH da sua empresa.

Deixe um Comentário

Top