(45) 3055-4753 (WhatsApp Comercial) / 99973-1768

Em setembro entra a nova fase do eSocial para empresas privadas, incluindo Simples, MEIs e pessoas físicas

Desde 2017, quando o Comitê Gestor do eSocial anunciou em 29 de novembro, o cronograma do programa está sendo implantada. Esse cronograma foi separado em cinco fases separadas de acordo com a classificação da empresa.

 

Nesse próximo mês de setembro vai entrar em vigor a fase, na qual as empresas passam a serem obrigadas a enviar informações relativas aos trabalhadores e seus vínculos com as empresas (eventos não periódicos), como admissões, afastamentos e desligamentos. Está fase é a segunda para empresas privadas, incluindo Simples, MEIs e pessoas físicas (que possuam empregados).

 

A primeira fase que deu início a utilização obrigatória do programa aconteceu em 8 de janeiro deste ano, e foi voltada para empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões anuais. Esse grupo totaliza 13.707 mil empresas e cerca de 15 milhões de trabalhadores, o que representa aproximadamente 1/3 do total de trabalhadores do país. A implantação para as demais empresas privadas do país, incluindo micros e pequenas empresas e MEIs que possuam empregados, cuja utilização obrigatória iniciou a partir de 16 de julho.

 

Lembrando que a fase 1 iniciou no mês de julho, e foi necessário o cadastro apenas informações relativas às empresas, ou seja, cadastros do empregador e tabelas. E a próxima fase, a terceira terá início em novembro deste ano, irá torna-se obrigatório o envio das folhas de pagamento.

 

Já para os órgãos públicos, o eSocial torna-se obrigatório na última fase, a partir de 14 de janeiro de 2019. Quando totalmente implementado, o eSocial reunirá informações de mais de 44 milhões de trabalhadores do setor público e privado do país em um único sistema. Toda implantação do eSocial, terminará em julho de 2019, que será a última fase para Órgãos Públicos que deverão ser enviados os dados de segurança e saúde do trabalhador.

Para maiores informações, entre em contato com seu escritório contábil e tira suas dúvidas.

Confira abaixo o cronograma de implantação:

 

Fonte:  Portal eSocial ( https://bit.ly/2AAe0e4 )

Deixe um Comentário

Top