O Home Office ganhou força nesse ano e se tornou um assunto pauta e mudou o estilo de atividades nas empresas brasileiras.

Em tempos de agravamento do Coronavírus, se tornou necessário ter novas medidas de cuidados e prevenções com a saúde dos colaboradores. Isso, fez com que as empresas se reestruturassem e se organizassem em novas práticas de trabalho, a grande novidade foi o Home Office.

Mas com essas mudanças chegaram algumas preocupações, enfrentar essa nova fase é algo comum entre muitos gestores, situação pouco vivida nas rotinas das empresas.

Sem contar que perder o controle de produtividade e da jornada dos colaboradores, também é um medo frequente. 

No entanto, o que muitos gestores não imaginam é que para o controle de jornada dos colaboradores, está mais fácil do que eles imaginam.

Acompanhe essa matéria e entenda como manter o controle de jornada da sua equipe.

Controle de Ponto para home office

O QUE É HOME OFFICE?

O Home Office é uma atividade de trabalho na qual os colaboradores exercem suas funções direto de suas casas, sem ter a necessidade de ir até a empresa diariamente. Esse tipo de prática pode ser acertado entre gestor e empregado, podendo ser por período continuo ou com escalas de trabalho, entre empresa e casa.

Você deve estar se perguntando, mas e controle do ponto como minha equipe vai fazer se todos estão em casa?

Bom, aí que está a parte legal, cada colaborador pode fazer seu registro do seu próprio celular. 

QUAL A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE DA JORNADA?

É fundamental que todas as empresas tenham controle da jornada de seus colaborares, não importa como se são atividades internas, externas temporárias ou home office. Independentemente da situação da sua empresa, ter um Sistema de Gestão de Ponto é essencial para uma gestão segura e estratégica.

Empresas que tem suas atividades internas, geralmente optam pelo o uso de Relógios de Ponto ou o Ponto Mobile em tabletes fixos para o uso coletivo.

Mas como acompanhar a jornada de trabalho da equipe de home office?

Para seus colaboradores que estão em atividade de Home Office, é necessário uma forma de registro simples e fácil. Por isso, a solução ideal para seus colaboradores registrarem o ponto de casa, é com o PONTO MOBILE.

O aplicativo Ponto Mobile, permite que o colaborador registre pelo próprio smartphone ou tablet, podendo ser online ou offline com a possibilidade de reconhecimento facial.

ENTÃO, É PERMITIDO POR LEI O PONTO MOBILE? 

Sim, a Portaria 373 de 2011 do Ministério do Trabalho, permitiu que as empresas adotem formas de registros alternativos, como REP sem emissão de comprovante ao colaborador e aplicativos de registro de ponto. Assim, a Portaria 373 tornou o controle de jornada mais moderno, simples e tecnológico.

Sendo assim, além do controle do pessoal de Home Office, é possível também acompanhar a jornada de colaboradores que fazem serviços externos. Foi assim que o Ponto Mobile ganhou espaço, com a facilidade do registro por celular/tablet de qualquer lugar.

Vale lembrar aqui, que a Portaria 373 tem algumas exigências e restrições básicas para o uso do aplicativo, isso é muito importante para a empresa ter total segurança jurídica.

Entre as exigências, é necessário ter a identificação do colaborador e da empresa e ter o histórico de registros disponíveis para o colaborador. Já entre as restrições, não é permitido o bloqueio ou proibição do registro em nenhum momento, bem como não é permitido que sejam realizadas marcações automáticas pré-programadas.

Controle de Ponto para home office

E QUAIS AS VANTAGENS DO HOME OFFICE COM PONTO MOBILE?

Com o controle de jornada pelo Ponto Mobile a empresa atende as demandas de Gestão do departamento de RH que estão em Home Office ou em atividades externas. Além da prevenção e cuidados com a saúde dos colaboradores, a empresa ainda tem redução de custos, ganho de mobilidade e flexibilidade. Tem acesso aos registros de ponto em tempo real e conseguem acompanhar a rotina de trabalho de sua equipe.

Conheça algumas funcionalidades dos Ponto Mobile

O Sistema de Gestão de Ponto oferece uma gestão estratégica com recursos avançados e de resultados. Tenha total produtividade e facilidade com gestão de horas extras, flexibilidade de turnos e escalas, importação e exportação de arquivos para contabilidade, aplicativo de celular e relatórios completos.

Geolocalização: O aplicativo exige que o GPS esteja ativado para a realização do registro. Isso, garante uma segurança na informação, pois permite saber de onde o funcionário está registrando e seus horários. Assim, a empresa tem mais controle da jornada home office.

Aplicativo: Disponível para smartphone (Android e iOS) e tablet (Android). O funcionário pode registrar seus horários por meio do APP da mesma forma que faria na empresa pelo relógio ponto.

Lembretes de notificação: É possível atribuir horários para envio de notificações aos colaboradores para lembrar de fazer o registro de ponto.  Ou seja, o RH configura de acordo com os horários dos colaboradores.

Segurança de dados:  As informações dos registros de ponto são guardadas em nuvem e são importados para o sistema quando houver conexão com internet. Isso permite que o RH faça auditoria dos locais e fotos no momento do registro.

Como vimos nesse texto, o home office é uma atividade de trabalho que está presente nas empresas brasileiras. E esse modelo de atividade também precisa de controle e gestão, pois isso é interessante que as empresas estejam preparadas e acompanhem as mudanças que está acontecendo. 

Se você se interessou pela Gestão de Ponto para Home Office?

Entre em contato conosco e agende uma demonstração e conheça todas as funcionalidades e benefícios do aplicativo.


Gostou desse tema? Deixe seu comentário é muito importante.
Sinta-se a vontade e dê sugestões outros assuntos que você quer saber.  

Deixe uma resposta